Deni Zolin

Onde serão construídas as terceiras faixas na RSC-287

18.306

Diante da mudança feita no projeto de concessão para pedágios da RSC-287, que adiou a duplicação do trecho entre Santa Maria e Novo Cabrais para daqui a 20 anos, a coluna e o professor da UFSM Carlos Félix cobraram do secretário estadual de Parcerias, Bruno Vanuzzi, que fossem feitas, pelo menos, algumas melhorias na rodovia, como terceiras faixas, para garantir mais segurança e fluidez do trânsito até que o trecho seja duplicado. A partir dessas cobranças, Vanuzzi procurou técnicos do Daer e o Batalhão Rodoviário da Brigada Militar para ver os pontos da RSC-287 em que há mais aclives e risco de acidentes. Um software do Daer foi usado para definir onde existe a necessidade das melhorias, que finalmente foram incluídas no projeto divulgado na semana passada.

No trecho de 71 km de Santa Maria a Novo Cabrais, o edital prevê a construção de sete quilômetros de terceiras faixas. Em cada sentido, nos anos 3, 4 e 5 da concessão (possivelmente nos anos de 2023 a 2025), serão construídas três terceiras faixas, mas dois trechos urbanos duplicados e rotatórias alongadas, que permitirão ultrapassagens de carretas e veículos mais lentos (veja onde no quadro abaixo). Das terceiras faixas, só duas não serão em aclives, mas em local plano com muitos acidentes: na reta entre a viaduto ferroviário após a Base Aérea e o trevo de Silveira.

Duplicação da RSC-287 sai até 2042

Apesar de ser ainda longe do ideal, a solução pode ajudar a reduzir acidentes em ultrapassagens e também nos acessos a vilas e cidades, onde há muito tráfego de entrada e saída de veículos.

Haverá ganhos e perdas. Inicialmente, a duplicação total de Santa Maria a Novo Cabrais estava prevista para ser feita entre 2029 e 2031, mas o projeto não previa nenhuma terceira faixa até lá. Agora, a duplicação ficou só para 2039 a 2041 (ou antes, quando atingir 18 mil eixos equivalentes por dia), mas, ao menos, haverá terceiras faixas e rotatórias alongadas que serão feitas de 2023 a 2025. Apesar da crise atual, o Estado prevê o leilão da RSC-287 este ano, e o início da concessão em 2021, com cobrança nas três novas praças de pedágios a partir de 2022. Mas são previsões, só vendo para crer.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">




Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Comércio de Santa Maria poderá abrir no feriado de Corpus Christi Anterior

Comércio de Santa Maria poderá abrir no feriado de Corpus Christi

Conselho de Cultura analisará edital de cessão da Gare à iniciativa privada Próximo

Conselho de Cultura analisará edital de cessão da Gare à iniciativa privada

Deni Zolin