Diante da mudança feita no projeto de concessão para pedágios da RSC-287, que adiou a duplicação do trecho entre Santa Maria e Novo Cabrais para daqui a 20 anos, a coluna e o professor da UFSM Carlos Félix cobraram do secretário estadual de Parcerias, Bruno Vanuzzi, que fossem feitas, pelo menos, algumas melhorias na rodovia, como terceiras faixas, para garantir mais segurança e fluidez do trânsito até que o trecho seja duplicado. A partir dessas cobranças, Vanuzzi procurou técnicos do Daer e o Batalhão Rodoviário da Brigada Militar para ver os pontos da RSC-287 em que há mais aclives e risco de acidentes. Um software do Daer foi usado para definir onde existe a necessidade das melhorias, que finalmente foram incluídas no projeto divulgado na semana passada.
No trecho de 71 km de Santa Maria a Novo Cabrais, o edital prevê a construção de sete quilômetros de terceiras faixas. Em cada sentido, nos anos 3, 4 e 5 da concessão (possivelmente nos anos de 2023 a 2025), serão construídas três terceiras faixas, mas dois trechos urbanos duplicados e rotatórias alongadas, que permitirão ultrapassagens de carretas e veículos mais lentos (veja onde no quadro abaixo). Das terceiras faixas, só duas não serão em aclives, mas em local plano com muitos acidentes: na reta entre a viaduto ferroviário após a Base Aérea e o trevo de Silveira.
Duplicação da RSC-287 sai até 2042
Apesar de ser ainda longe do ideal, a solução pode ajudar a reduzir acidentes em ultrapassagens e também nos acessos a vilas e cidades, onde há muito tráfego de entrada e saída de veículos.
Haverá ganhos e perdas. Inicialmente, a duplicação total de Santa Maria a Novo Cabrais estava prevista para ser feita entre 2029 e 2031, mas o projeto não previa nenhuma terceira faixa até lá. Agora, a duplicação ficou só para 2039 a 2041 (ou antes, quando atingir 18 mil eixos equivalentes por dia), mas, ao menos, haverá terceiras faixas e rotatórias alongadas que serão feitas de 2023 a 2025. Apesar da crise atual, o Estado prevê o leilão da RSC-287 este ano, e o início da concessão em 2021, com cobrança nas três novas praças de pedágios a partir de 2022. Mas são previsões, só vendo para crer.
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